Ter um cachorro em um apartamento é uma decisão que requer consideração cuidadosa, pois nem todas as raças se adaptam facilmente a espaços menores. No entanto, muitas raças são excelentes companheiras para a vida urbana e se ajustam bem a apartamentos.
O movimento de pets no Brasil
Em 2021, o Brasil atingiu o terceiro lugar no ranking de países com a maior quantidade de animais domésticos, alcançando a marca de 149 milhões de pets – segundo o Instituto Pet Brasil. Isso significa que pelo menos 70% da população brasileira tem animais de estimação em casa.
O movimento de pets vem mostrando um crescimento acentuado pelo menos desde 2019, ano anterior à pandemia, quando também se intensificou a busca por animais de estimação. Desde então, esse mercado cresceu mais de 46%, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).
O aquecimento pronunciado do setor reforça a presença de pets na rotina das pessoas, como alternativa para um estilo de vida alegre, saudável e mais satisfatório. Dentro desse cenário, de acordo com a consultoria alemã GFK, os cães representam 58% dos pets escolhidos para viver em conjunto nos lares brasileiros.
Raças de cachorro para apartamento
Aqui estão algumas das melhores raças de cachorro para apartamento:
Buldogue Francês: Estes pequenos cães têm uma personalidade encantadora e são conhecidos por serem quietos e de baixa energia, tornando-os ideais para espaços menores.
Pug: Os pugs são cães compactos e carismáticos que não precisam de muito espaço para se mover. Eles são afetuosos e se dão bem com a vida urbana.
Shih Tzu: Com seu tamanho pequeno e personalidade amigável, os shih tzus são ótimos companheiros para apartamentos. Eles são conhecidos por serem cães de colo e não requerem muito exercício.
Cavalier King Charles Spaniel: Esta raça é conhecida por seu temperamento doce e afeição por seus donos. Eles são de tamanho médio e se adaptam bem a espaços menores.
Bichon Frisé: Estes cães são enérgicos, mas seu tamanho compacto os torna adequados para apartamentos. Eles são brincalhões e adoram agradar seus donos.
Chihuahua: Os chihuahuas são uma das raças de cães mais pequenas do mundo e, como tal, são perfeitamente adequados para espaços reduzidos. Eles são leais e podem ser treinados facilmente.
Dachshund: Apesar de seu corpo longo, os dachshunds se adaptam bem a apartamentos devido ao seu tamanho menor. Eles são cães curiosos e adoram brincar.
Bulldog Inglês: Os bulldogs ingleses são conhecidos por serem preguiçosos, o que os torna ótimos para viver em ambientes fechados. Eles são dóceis e leais.
Cocker Spaniel: Embora sejam um pouco maiores, os cocker spaniels são cães gentis e se adaptam bem a apartamentos. Eles são ativos, mas também gostam de relaxar em casa.
Yorkshire Terrier: Esses cães de pequeno porte são conhecidos por sua pelagem luxuosa e personalidade ousada. Eles são ótimos para apartamentos devido ao seu tamanho.
Lembre-se de que, independentemente da raça, todos os cães precisam de exercício, estimulação mental e amor. Certifique-se de proporcionar uma vida feliz e saudável ao seu amigo de quatro patas, independentemente do tamanho do espaço em que vocês vivem juntos. Antes de escolher uma raça, pesquise suas necessidades específicas e considere como elas se encaixam em sua vida e em seu apartamento.